O homem que reaprendeu a surfar com um braço só

É a história de como Steve Brown voltou a surfar, perdeu um braço e voltou à zona de surf para um retorno emocionante. Este é o seu diário. É um sonho tornado realidade.

Em 1973, durante uma viagem de estudos ao exterior para a Indonésia, Steve teve a oportunidade de passar um tempo na praia de Kuta, Bali, surfando no corpo, observando surfistas australianos e refletindo sobre o significado da vida.

Um dia ele alugou o que acabou sendo uma prancha de surf com muita água e tentou surfar. Steve adorou a experiência, mas o tempo voa.

Em 2002, ele começou a viajar regularmente para o sul da Califórnia para uma empresa que vendia compostos para moldagem de fibra de carbono. Mesmo ocupado com a família, o trabalho e as motos de corrida, ele ainda vê anúncios de aulas de surf e as adia para o verão seguinte.

Steve sempre queria tentar novamente. Há dois anos, em uma reunião de negócios em Santa Ana, Califórnia, ele disse a um engenheiro que queria fazer aulas de surf naquele verão. O engenheiro disse a Steve que ele era surfista e que o levaria para passear.

Em outubro de 2016, Steve Brown perdeu o braço esquerdo devido ao câncer.

Quando ele voltou para a prancha em janeiro de 2017 e conseguiu pegar uma onda novamente, aquilo se tornou uma história.

“Originalmente, eu queria que fosse escrito antes da operação de amputação. Seria um presente de Natal para os amigos e familiares que me apoiaram e foram essenciais para minha recuperação durante um período difícil e nas duas reconstruções anteriores do braço”, disse Brown. 64, um empresário de Portland, Oregon.

“E isso também seria um agradecimento a todos que me acolheram no surf; de uma forma não religiosa, foi uma bênção”.

Steve Brown decidiu compartilhar sua história com os leitores da Ericeiraparadise. Esperamos que isso nos inspire a surfar novamente sempre que nos sentirmos tristes, deprimidos ou com raiva da vida.

Julho de 2015 | Patrulha do amanhecer

Eu dirijo para Huntington Beach às 5 com uma nova roupa de neoprene, toalha, emoção e medo. Aprender a surfar é uma meta para toda a vida, mas aos 63 anos você entende o perigo e o absurdo.

Duas horas depois, Bob Vale me entrega uma prancha de surfe de 8 ‘. Seu amigo Randy e eu caminhamos até a água na 8th Street, perto da torre de resgate, ao norte do cais.

Pouco antes de eu ir remar, Randy me pergunta se eu posso mergulhar e rolar tartarugas. Embora eu saiba o que você quer dizer, a mecânica real da mesa giratória será uma surpresa.

De alguma forma, depois de ser devastado na zona de impacto e na quebra costeira, eu passo a quebra e sento. Minha força se foi e estou pronto para hoje.

Sentar na prancha, estar lá, foi uma das coisas mais gratificantes que já fiz na minha vida, e nem tentei pegar uma onda.

Recuperando-me um pouco, deixei as ondas e minhas melhores habilidades de body surf me empurrarem de volta para a praia. Sento-me na praia e vejo Bob e Randy surfando por uma hora.

Bob Vale: inspirou e ajudou Steve Brown a voltar ao surf

Agosto de 2015 | De volta ao surf

Um mês depois, estou nadando três dias por semana, fazendo exercícios básicos e assistindo a vídeos “como explodir” na web. Desta vez, estarei pronto.

Sou Bob através do vazamento costeiro, mas estou perdendo o ritmo na zona de impacto. A falha de Huntington Beach ao norte do cais tem uma rachadura feia e não consigo passar por ela.

Eu me perdi até a 12th St. Lifeguard Tower; Row, eu volto para onde estou e começo de novo. Tento quatro vezes com o mesmo resultado. Tentar pegar ondas no quebra-mar da costa só me faz perder a cabeça.

Uma onda agarra a prancha e me carrega na coleira. A primeira regra do surf é “não entre em pânico”. Três segundos se transformam em cinco. Relaxado e pensando sobre o problema, minha cabeça limpa a superfície e puxa a guia.

Não vou sair depois do grande salto, mas ainda estou me divertindo. Foi uma daquelas experiências de afirmação da vida. Enxágüe com água morna de um grande recipiente de plástico para ex-detergente, embrulhado em uma toalha para isolamento, coloquei minha camisa branca e roupas na Highway One.

Eu dirijo para minha primeira reunião do dia. Estou viciado.

Setembro de 2015 | pegue três

Pelos próximos dois meses, eu tenho aulas, nado cada vez mais forte na piscina e faço intermináveis ​​pop-ups no meu porão. Tenho dois ótimos instrutores, mas tenho dificuldade em me levantar.

Cada vez que sinto o aumento da onda, as coisas vão muito rápido, minha mente fica em branco, meu corpo não responde.

Mas em setembro, em uma manhã quente e ensolarada sem vento, durante minha última tentativa, na espuma, eu acordo.

Toda minha vida competi e ganhei muitas competições esportivas. Nos últimos dez anos como piloto master de pista, venci vários campeões nacionais e ser uma das 23 milhões de pessoas que correm é tão gratificante quanto qualquer uma dessas coisas.

Dirigindo para o norte, olhando para o oceano, só penso em voltar para a água. Duas semanas depois, estou de volta à espuma, me levanto na primeira tentativa e começo a girar um pouco.

No final da sessão, estou pronto para fundir meu talento recém-descoberto remando para fora do píer de Huntington Beach para pegar uma onda aberta.

Novembro de 2015 | Arquivo

A próxima lição do HB State Park é um desastre. Com minha nova espuma de 8 pés, eu saio em águas rasas para evitar picadas de água-viva e remo ondas do tamanho do peito.

É muita onda e velocidade para o meu espumante e para mim. Cada vez que sinto o empurrão e a velocidade, enterro meu nariz. Vinte minutos depois da aula, meu instrutor machuca as costas.

As maiores ondas se formam do lado de fora de mais moradores, criando uma congregação maior em um dia ensolarado de novembro. Estou no meio do paraíso do surf na Califórnia.

Eu fico dentro de casa e tento pegar algo pequeno. Olhando por cima do ombro direito, vejo uma onda clara depois de passar por todos os outros surfistas.

Como um rodapé bobo, eu sei que o bom descanso à esquerda é para mim. Linha para dizer olá. Outra falha, mas desta vez meu instrutor grita para eu entrar. Ele está furioso.

Embora eu estivesse dentro de casa, longe dos outros, vendo como uma onda era limpa, uma jovem pegou a próxima onda e veio em minha direção, depois que me virei para remar.

Ela me viu e interrompeu sua jornada. Sabendo que tinha que ter cuidado, ficar longe dos outros e ser educado, pensei que tinha feito tudo o que podia para respeitar a etiqueta do surf. Eu não estava feliz.

A mulher estava calma e não disse uma palavra. Eu me senti mal porque ele encurtou sua viagem. Mas eu fiquei muito brava quando um instrutor me repreendeu e me culpou. Minha última surf trip do verão e eu tinha zero.

De volta à piscina, adicionando distância e intensidade, aprendi a nadar, fazendo 40-50 pop-ups quatro vezes por semana. E dirija-se ao Surfline para se manter informado sobre as condições.

Janeiro de 2016 | escuna

Em um jantar para arrecadação de fundos, sento-me ao lado de uma mulher cujo irmão é construtor e modelador de barcos em Goleta, Califórnia. Ironicamente, ele está a caminho de uma reunião em Santa Maria que terei na próxima semana.

Minha autoconfiança está estilhaçada, mas ainda acho que um dia serei surfista. Eu envio um e-mail para ele e ele concorda em se encontrar.

Posso remar um pouco, sentar em uma prancha do lado de fora e quase encontrar uma onda; Não consigo pegar uma onda aberta e aqui estou visitando um modelista em sua loja. Quão profundo eu treinaria se pudesse realmente surfar?

Janeiro de 2016 | Imaginação

Minha descoberta veio de uma maneira estranha.

Certa manhã, encontrei um novo tumor em meu braço. Dezoito meses após uma grande cirurgia, na qual perdi meu bíceps esquerdo na primeira cabeça, fiz meu primeiro enxerto de pele e minha segunda radioterapia, o câncer voltou.

Pode não haver espaço suficiente em meu braço para qualquer cirurgia além da amputação.

Minha imaginação vai para os dois lados. Com um braço, minha vida como atleta acabou e meus outros hobbies também foram destruídos. A outra ideia é como tentar navegar novamente antes da cirurgia.

México ou Havaí? Eu procuro.

Cabo San Lucas parece bom, perto o suficiente e acessível: um hotel com uma escola de surf e uma praia. Minha esposa Está chateada. Waikiki, por que não? Um bom amigo tem um apartamento que podemos alugar gratuitamente se não for alugado.

Que tal irmos a Honolulu para ver se gostamos? “Até mais”, disse ele. Se o surf funcionar, teremos um novo lugar para jogar. Em duas horas, reservei um voo, um quarto e encontrei uma escola de surf em frente ao hotel.

Hang Out: Street Art em Honolulu, Havaí

Janeiro de 2016 | Waikiki, Havaí

Quatro semanas depois, estou em Waikiki para uma aula particular, na pequena praia perto do Natatorium com a Kai Sallas Pro Surf School.

Primeira onda: estou na prancha gigante. Mas quem não surfa em Waikiki? É também o primeiro dia do Quiksilver In Memory Of Eddie Aikau na Baía de Waimea. Todo mundo que surfa fala das ondas grandes do norte. A televisão mostra um loop infinito a cada viagem e rapidamente aprendo uma lição sobre Eddie Aikau.

Pronto para me divertir no segundo dia, fiquei sabendo que estava namorando o dono da loja, Kai Salas, um dos melhores longboarders do mundo.

Antes de ir, mostro meu pop-up SoCal agora perfeito. Ele me conta que agora vou aprender o estilo da Ilha: pular baixo, estabilizar e depois surfar.

Estamos indo para um refúgio local conhecido como Tonggs. Ficamos lá dentro com um balanço nos joelhos. Eu o pego na primeira tentativa, voando baixo, os braços estendidos de cada lado. Meu único problema é ficar hipnotizado pela longa jornada, que exige uma longa remada para voltar a Kai.

Com minha cabeça cheia de imagens Quiksilver e saudações a Kai, estou animado para o terceiro dia. Para minha surpresa, descubro que voltarei a namorar com ele no dia seguinte.

Remamos até o mesmo quebra-mar em Tonggs, mas não há onda. Fico feliz por estar na água, mas Kai ouve o indicador tiquetaquear.

Ele aponta para uma fenda que parece muito mais distante em direção a Diamond Head, onde uma onda quebra da cintura ao peito.

Contando com minha habilidade de remar um pouco, chegamos ao intervalo com meia dúzia de moradores do lado de fora. Eles conhecem e respeitam Kai, então está tudo bem. Recebo instruções claras: se eu pegar uma onda, saia do canal o mais rápido possível, recue, afaste-se de todos e esteja pronto para entrar assim que um sinal for dado.

Pego algumas ondas, quebro algumas vezes muito cedo e agradeço a todos por me deixarem lá. O remo longo me cansa. Espero que estejamos no final da lição.

Depois de uma pausa, Kai me diz para me virar e remar. “Reme rápido, levante-se.” Fui. Lembro que não fui muito longe, larguei a prancha, saí do canal e remei novamente.

Kai acena para mim enquanto ele e um amigo sorriem. Disseram que eu estava desaparecendo atrás da onda e, momentos depois, viram meu rosto e me levantei.

Eles ficaram muito felizes que eu peguei uma boa onda e desci. Eu pego a próxima onda pequena, sulco longa e longe, então remo para a costa, impulsionada pela espuma.

Quatro semanas depois, saio do consultório do oncologista ortopédico com data para a cirurgia. O cálculo leva menos de um minuto; Posso acomodar outra viagem a Waikiki para uma cirurgia.

Seis semanas e minha esposa e eu estamos em um hotel no final de Waikiki com vista para o oceano e Diamond Head.

Kai Sallas: ajudou Steve Brown a se reconectar com o surfe

Janeiro de 2016 | The Diamond Head Session

Dia 1: Sessão da tarde com Pablo, da Argentina. Ele é paciente e prestativo. Este é o meu primeiro dia como intermediário e em uma prancha menor do que o modelo da escola de surf para iniciantes.

Dia 2: Ekolu, um havaiano de vinte e poucos anos que cresceu em Waikiki e estudou, me cumprimenta. Está cheio de energia.

Enquanto caminhamos para a praia, dois meninos de quase dois metros de altura se unem em torno de nosso amor pelo voleibol. Embora eu prometa não aborrecê-lo com velhas histórias, é claro que agora vivo de acordo com meu entusiasmo pelo surfe e por todas as coisas havaianas.

Estou pegando boas ondas e me sinto confortável indo direto para lá. Perto do final da aula, remo para uma boa onda e me levanto muito cedo.

Eu fico na frente do rosto e viro à esquerda. Agora estou pegando uma onda ao longo da linha Finalmente, a espuma atinge a ponta da placa e eu enxáguo. Ao retornar, recebo aplausos de Ekolu. Mesmo sendo meu companheiro de surfe pago, ele parece compartilhar minha alegria por ter alcançado outro marco.

21 de abril de 2016 | Primeira operação

Eu acordo na sala de recuperação com uma dor real. Estou com dor de garganta, não consigo gritar ou encontrar o botão para chamar a enfermeira. Sem pânico procuro uma solução.

Uma enfermeira entra e eu tento algo para minha dor. Vinte minutos depois, outra enfermeira me dá um estímulo doloroso e me sinto melhor.

Meu braço esquerdo está em volta do meu estômago. Minha coluna esquerda dói porque o músculo foi removido para criar uma fonte de sangue para outro enxerto de pele em meu braço esquerdo.

A recuperação esperada é de 12 a 14 semanas antes de ele retornar à água. Espere muito antes de poder surfar novamente.

1 ° de julho de 2016 | De volta à água

Eles me libertaram para devolver minha água. No dia seguinte, liguei para Tim Bowler, dono da Shapes and Hulls, para pedir minha prancha de surfe. Com uma cicatriz nas costas e um enxerto de pele no bíceps esquerdo, caí na piscina com quatro semanas de treinamento.

Não sou tão rápido, mas parece que ganhei a habilidade de nadar mais. Também descobri que podia abrir minhas janelas no deck da piscina depois de nadar. Às vezes eu ouço “ei, você é surfista?” Ouvir é bom.

Julho de 2016 | Novo conselho

Eu vôo para o LAX e pego o ônibus para o carro alugado, onde está uma bagunça. Há apenas um punhado de carros com um grupo de pessoas ao redor de uma jovem com uma prancheta.

Ele tem um olhar vítreo e entorpecido ao seu redor. Ele escreve meu nome na lista e sai. A cada poucos minutos ele chama o nome e uma alma feliz é liberada do purgatório. Como revelam os personagens de Hieronymus Bosch, gritar é inútil.

Estacionado ao lado, vejo uma van Ford Transit. A jovem diz “ninguém quer, certo”? Perfeito. Parece que vai caber na minha prancha e em 20 anos pode ser a clássica surf wagon. A Transit e eu vamos à Goleta buscar a minha nova prancha.

Enquanto estou dirigindo, Tim me liga para dizer que está atrasado e que estará no Alasca pelo resto da semana. Sua esposa está me esperando na loja às duas horas.

A esposa de Tim é uma verdadeira namorada. Ela está em boa forma e tem um brilho nos olhos. Ele me mostra a sacola com meu prato. Uma pistola de ar comprimido embaixo da árvore de Natal ou um conversível vermelho na garagem não tem nada a ver com a emoção de abrir o zíper de uma bolsa de prancha e ver seu primeiro longboard personalizado. O bolso externo tem uma alça de panturrilha e dois bolos de cera fresca Sticky Bumps.

Agosto de 2016 | Bolsa de menina

Depois de depilar minha prancha na noite anterior, estou pronto para entrar na água no Bolsa Chica State Beach com o nadador salva-vidas da escola de surf Corky Carroll ao meu lado.

Há um problema no local da ferida. Já se passaram duas semanas desde que sangrei espontaneamente. Alguns eram pequenos; alguns são eventos efusivos, adequados apenas para vídeos de primeiros socorros.

Na água, sinto imediatamente que a nova prancha é muito estável, desliza na água e é destinada a mim. Eu sento, rolo e me preparo para a primeira onda.

Conforme a onda se aproxima, eu remo, me preparo para o empurrão e estou por cima. Não sei se é o meu sorriso ou o brilho do sol da Califórnia refletindo no para-brisa. Mas estou feliz.

Steve Brown - orgulhoso proprietário de longboard treinado por Timothy J. Bowler

Setembro de 2016 | Choque

Seis semanas depois, tenho uma consulta com meu cirurgião para discutir a dor no nervo em minha mão esquerda. Ele me disse que o braço deve ser amputado. Estou arrasado. Demora três semanas para planejar a cirurgia.

Tenho que estar em Los Angeles a negócios e um curso em San Onofre na próxima semana. Que vai funcionar. Minha esposa e eu tínhamos planejado uma viagem para Honolulu em quatro semanas, então corremos para mudar as datas de hotel e voo. Parece que ainda tenho algum tempo para navegar.

Alec, do Endless Summer Surf Camp, ele me encontra no Old Man’s em San Onofre State Beach. Tínhamos tido um dia difícil antes. Não acho que ele pense que eu já estive em uma prancha de surfe, especialmente uma nova.

Remamos e sentamos eretos. O sol brilha quando olhamos para o horizonte para ver o que nos espera. Como por mágica, as ondas passaram de um refúgio na praia em SoCal a uma máquina de ondas suave em Waikiki – exatamente o que o fundo rochoso do Velho pode fazer.

A primeira onda que pego é soprada tentando me levantar de uma vez. Na próxima onda, eu fico na minha posição de ilha baixa. Com meus pés colados na prancha, firmes, eu rolo ao longo da linha.

Quando saio de novo, Alec diz que posso relaxar um pouco porque não tenho que ficar agachado com ondas grandes. Na próxima onda, estou tão relaxado quanto um longboarder deveria estar. Não me esqueci da operação, mas o medo passou para o próximo desafio. Minha mente está certa.

14 de outubro de 2016 | Voltar para Waikiki

Há um ditado que diz que o melhor surfista é aquele que se diverte mais. Não sou o melhor surfista, mas é difícil me divertir mais do que Honolulu na semana seguinte.

Foi uma boa viagem; Peguei ondas em Tonggs em minha nova prancha por três dias. Na verdade, no último dia, meu amigo Ekolu me levou para a arena de sua cidade natal em Rock Pile, onde planejamos pegar algumas ondas no Ala Moana Bowls.

É um dia agitado com o que parece ser uma longa remada. Meu braço esquerdo mal funciona, mas onde mais eu gostaria de estar ou fazer?

Na manhã seguinte, durante o café da manhã no Outrigger Canoe Club, caminho até a beira da água para agradecer ao oceano e a Honu, a tartaruga verde havaiana.

Lowen Tynanes e Steve Brown: um braço é o suficiente para se divertir surfando

Fevereiro de 2017 | Retomar a vida do surf

Ao aprender a nadar com um braço e fazer pop-ups com um braço no deck da piscina, estou pronto para tentar novamente. Lowen Tynanes, um wrestler e campeão estadual de Wrestling do UFC Hawaii, recebeu ordens da escola profissional de surf de Kai Sallas para me eliminar.

Na água comigo, meu amigo John de Los Angeles, que cuidou de mim quase todas as vezes que surfei na Califórnia.

Sem saber o que esperar, começamos do início com a grande placa do Waikiki Natatorium. Primeira onda, estou de pé.

Quando disse “sim” ao meu amigo Bob, não tinha ideia de que seria apresentado a uma força que tem conduzido a vida de tantas pessoas.

Sei que voltarei para a água o mais rápido possível e pegarei o que o oceano me der.